domingo, 13 de setembro de 2009

Revelando São Paulo 2009

Esta é a 13ª edição do Revelando São Paulo, no parque da Água Branca, mas foi a minha primeira. O evento reúne comida e artesanato de mais de 200 cidades do interior de São Paulo, além de apresentação e shows. Adorei tudo, mas depois das 13h30 ficou intransitável.

Comprei 1 quilo de calabresa defumada caseira; o Marcelo, uma garrafa de pinga de Socorro. Ah, e agora nossa sala tem um tatu entalhado na madeira.

Amo muito tudo isso!





quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Para amantes de pimenta

Esta pastinha é uma espécie de pesto, também parecida com a tapenade francesa. Por ser apimentada, não aconselho que seja usada pura na massa, mas sim misturada a um molho de tomate espesso, por exemplo. Fica muito boa também como tempero de salada (diluída em vinagre de vinho tinto ou balsâmico) ou como um toque especial num lanche.

Quando fiz pela primeira vez, usei um miniprocessador. O resultado foi bom, mas não se compara a esta versão, feita no pilão de pedra.


PESTINHO DE PIMENTA CALABRESA

3 dentes de alho
8 colheres (chá) de alcaparras
12 azeitonas pretas descaroçadas
8 colheres (chá) de pimenta calabresa seca
8 colheres (sopa) de azeite extravirgem

Amasse os dentes de alho no pilão até virarem uma pasta. Junte as azeitonas e as alcaparras e amasse até também formarem uma pasta. Se o pilão não for muito grande, divida os ingredientes e faça em várias etapas. Não encha muito o pilão porque fica difícil de amassar - é melhor ir aos poucos. Acrescente a pimenta, pile para incorporar tudo e, por fim, acrescente o azeite. Não é preciso colocar sal, pois as azeitonas e as alcaparras já dão conta de salgar. Guarde na geladeira, em um pote bem fechado.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O colorido Mercadão

O Mercadão da Cantareira, em São Paulo, é um daqueles lugares que nunca perdem o encanto, mesmo que você já o tenha visitado n vezes. É impossível não se maravilhar com a variedade de produtos e o colorido das frutas.

Sempre vale a visita, mas se puder vá em um dia de semana, menos muvucado que sábado.

As fotos são de quarta-feira (2/9), num passeio com a minha amiga Ana. O clima tava ótimo, com céu azul e temperatura por volta dos 30ºC - um inverno bem com cara de verão.