quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Para amantes de pimenta

Esta pastinha é uma espécie de pesto, também parecida com a tapenade francesa. Por ser apimentada, não aconselho que seja usada pura na massa, mas sim misturada a um molho de tomate espesso, por exemplo. Fica muito boa também como tempero de salada (diluída em vinagre de vinho tinto ou balsâmico) ou como um toque especial num lanche.

Quando fiz pela primeira vez, usei um miniprocessador. O resultado foi bom, mas não se compara a esta versão, feita no pilão de pedra.


PESTINHO DE PIMENTA CALABRESA

3 dentes de alho
8 colheres (chá) de alcaparras
12 azeitonas pretas descaroçadas
8 colheres (chá) de pimenta calabresa seca
8 colheres (sopa) de azeite extravirgem

Amasse os dentes de alho no pilão até virarem uma pasta. Junte as azeitonas e as alcaparras e amasse até também formarem uma pasta. Se o pilão não for muito grande, divida os ingredientes e faça em várias etapas. Não encha muito o pilão porque fica difícil de amassar - é melhor ir aos poucos. Acrescente a pimenta, pile para incorporar tudo e, por fim, acrescente o azeite. Não é preciso colocar sal, pois as azeitonas e as alcaparras já dão conta de salgar. Guarde na geladeira, em um pote bem fechado.

2 comentários:

** Marcela Lima ** disse...

Hummm... que tudo essa receitinha! Simples, sofisticada, e deve ser uma explosão de sabor. Obrigada. Beijos!

Aninha disse...

Lara
Adorei a receita para amantes de pimenta...isto já implica meu envolvimento culinário com elas...
Amo, pimentas...pena que nem sempre podemos usá-las se compartilhamos com outras pessoas que não sejam amantes dela ou não possam.Respeito.
Mas tambem sou uma colecioanadora de receitas e sabores....
Tenho pena daqueles que fazem deste prazer uma obrigação,sem imaginação,ultimamente então as colaboradoras que contratamos não conhecem NADA, concorda comigo?
Mas a vida precisa ser dividida, entre familia, netos, afazares para
que todos estejam a contento...portanto a cozinha vem, nos dias que estou absoluta sem ninguem, só eu e mais alguem....ai sim, minhas magias funcionam como em um grande caldeirão de magias...
Seu primeiro blog, tambem admiro ha muito tempo...parabens.