domingo, 4 de outubro de 2009

Pesto again!

Apesar de ser chamada de "pesto", esta receita me parece mais uma pastinha, um patê, e me seduziu de imediato quando a vi no livro Comidinhas, de Jennifer Joyce. Amo beterraba, e até já experimentei algumas receitas diferentes, mas nunca nenhuma me surpreendeu tanto quanto esta. O segredo está em assar as beterrabas, o que garante o toque especial.

A receita leva pinoles. Não coloquei porque esqueci de comprar. Deve ficar divino também com castanha-do-pará picada grosseiramente, para dar um croc-croc.

A Adriene, que confessou não ser lá muito fã de beterraba, adorou! Às vezes um modo de preparo diferente muda nossa vida...!

Obs.: não que pestos sejam minha especialidade, só calhou de postar outra receita com o mesmo tema.


PESTO DE BETERRABA COM PARMESÃO



2 beterrabas descascadas e cortadas em 4
2 dentes de alho descascados
100 g de pinoles tostados
60 ml de azeite extravirgem
25 g de parmesão do bom ralado
sal e pimenta-do-reino

Num pedaço grande de papel alumínio, coloque as beterrabas, o alho, 1 colher (sopa) de azeite, uma pitada de sal e uma pitada de pimenta-do-reino. Feche bem, de modo que não saia ar do pacote. Asse em forno preaquecido (200ºC) por 50 minutos.

Bata as beterrabas, o alho e os pinoles no processador até virar um purê. Acrescente o parmesão e bata para misturar. Aos poucos junte o restante do azeite. Acerte o sal, se necessário.

Sirva em temperatura ambiente, acompanhado de pão sírio torrado ou grissinis.

Um comentário:

** Marcela Lima ** disse...

Genteeee!!! Que difereeente!!! Vou testar!!!