terça-feira, 13 de outubro de 2009

Panzanella!

O nome já é uma delícia. Saladinha reforçada, cai bem até como prato único em dias de verão. Mas atenção: o segredo é não pesar a mão no tempero logo de início, porque depois de curtir os sabores realçam e o salgado pode ficar muito salgado, e o azedo mais azedo.

Por ser uma receita tradicional, tem n variações. Esta eu tirei do livro Larousse da cozinha italiana. Vale a pena (sem nenhum sacrifício).


PANZANELLA
para 6 pessoas



12 fatias de pão italiano
1 kg de tomate-cereja
2 pepinos japoneses
3 talos de salsão
1 a 2 cebolas roxas
150 g de azeitonas pretas
100 g de alcaparras
50 g de alcaparrões (não tinha, não coloquei)
1 maço de manjericão
5 colheres (sopa) de vinagre de vinho
250 ml de azeite (acho que pus metade disso)
sal e pimenta-do-reino moída na hora

Torre as fatias de pão italiano, mas sem deixar amorenar nem secar muito. Fatie finamente as cebolas e passe em água corrente para tirar o excesso de acidez. Corte os tomates ao meio e o salsão em cubinhos. Descasque os pepinos e corte-os no sentido do comprimento; tire as sementes e pique em cubos (ou meias-luas). Tire o caroço das azeitonas e corte-as ao meio. Destaque do talo as folhas de manjericão. Passe as alcaparras em água corrente para retirar o excesso de sal (isso se forem conservadas em salmoura; se forem salgadas, deixe de molho na água para retira o sal).

Numa vasilha, coloque todos os ingredientes. Tempere com pimenta-do-reino e misture bem. Pique grosseiramente com as mãos as fatias de pão torrado. Mexa e prove. Cuidado com o sal, porque é preciso deixar curtir por 1 hora em temperatura ambiente. Nesse tempo, as azeitonas e as alcaparras soltarão um pouco de sal. Então, é melhor deixar para finalizar depois desse tempo de descanso. Na hora de servir, regue com azeite.

Sugestões do livro: acrescente atum em conserva, anchovas, pimentão grelhado.

Um comentário:

Marcelo disse...

E eu continuo acompanhando (e anotando) você após tantos anos. Mas dessa vez, resolvi deixar um beijo!