sábado, 6 de fevereiro de 2010

Kebabs à moda de Jamie Oliver

Pense numa receita totalmente adaptada. É esta. Agora, pense numa coisa boa. Não, boa não, muito boa. É esta também.

A versão original está no livro Jamie em casa, de Jamie Oliver. Fiquei apaixonada quando o vi fazendo a receita na TV. Comprei o livro, que tem todas as receitas do programa. É encantador, com fotos lindas do jardim e da horta - o sonho de qualquer pessoa com um pouco de sensatez e vontade de ter uma vida melhor.

O detalhe é que a receita usa carne de cordeiro, que não me agrada nem um pouco. Por isso, adaptei para filé mignon suíno. A equivalência não é exata, já que a parte do cordeiro que ele usou é bem mais gorda que o filé suíno, uma carne magra. Até aí OK. Vamos economizar na gordura e cuidar da saúde, não é mesmo? Se você estiver numa fase nem-aí-para-a-consciência, use uma carne mais gorda, ou o cordeiro mesmo, se for do gosto.

As outras adaptações foram: no lugar do pistache, usei castanha-do-pará. Nada contra pistache, é que não achei o descascasdo no mercado. Em vez de sumac, coloquei raspas de limão (essa troca ele mesmo sugere, na falta do sumac). Não usei chili em pó porque não tinha; substituí por pimenta-calabresa, em menor quantidade. Ah, também não fiz espetinhos nem grelhei os kebabs na churrasqueira por pura falta desses recursos.

Cozinha é isso. Inspiração, e não escravidão!

KEBABS DE PORCO COM CASTANHA E SALADA
4 porções
500 g de filé mignon suíno
2 colheres (sopa) cheias de tomilho fresco
1 colher (chá) rasa de pimenta-calabresa seca
1 colher (sobremesa) rasa de cominho em pó
raspas da casca de 1 limão
sal e pimenta-do-reino moída na hora
um bom punhado de castanha-do-pará
azeite extravirgem

Para a salada
folhas diversas (usei alface e rúcula)
1 cebola roxa pequena fatiada finamente
suco de 1 limão
azeite extravirgem

Para finalizar
4 pães árabes
4 colheres (sopa) bem cheias de coalhada fresca
azeite extravirgem

Corte a carne em cubos de 2,5 cm. Coloque os pedaços num processador com a maior parte do tomilho, da pimenta-calabresa, do cominho e das raspas de limão (o que sobrar será usado na finalização do prato), e toda a castanha-do-pará. Tempere com sal e pimenta-do-reino e regue com um bom fio de azeite. Processe usando a tecla “pulsar” até moer tudo (obs.: as castanhas ficam mais pedaçudas). Divida a mistura em quatro partes e modele em forma de hambúrguer.

Prepare a salada: rasgue as folhas. Tempere a cebola com o suco de limão, sal e pimenta-do-reino. Reserve.

Numa grelha antiaderente bem quente, ponha um fio de azeite e grelhe os “hambúrgueres” até ficarem dourados dos dois lados. Reserve.

Aqueça um pouco os pães árabes, só para amornar. Tempere a salada com a cebola marinada no limão e um pouco de azeite.

Monte assim: sobre cada pão árabe, ponha um pouco de salada. Despedace um “hambúrguer” e ajeite-o por cima. Coloque uma boa colherada de coalhada e salpique com os temperos reservados. Para o toque final, regue com um fiozinho de azeite e... se joga!!!

Dica: para comer, dobre ao meio (tipo um taco) ou enrole, como um kebab mesmo.