segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Amor pelas Arábias

Desde o nascimento (lá no Blogger), este blog tem uma inclinação especial para as coisas das Arábias, a começar pelo nome - homenagem ao fruto seco e também à cidade de Damasco, na Síria. As especiarias, as comidas e as artes dos povos árabes sempre me encantaram. Nem sempre tenho tempo de preparar uma farta refeição à moda árabe, que é como as coisas deveriam ser, mas quando posso dou um toque perfumado de uma especiaria a um prato e... pronto, a mágica está feita.


FRANGO MARROQUINO COM COUSCOUS

1 kg de sobrecoxas de frango sem pele
1 cebola grande picada
1 dente de alho
1 colher (chá) de cúrcuma
1 colher (chá) de cominho em pó
1 pau de canela
2 colheres (sopa) de mel
1 xícara de água
2 colheres (sopa) de manteiga
100g de ameixa seca sem caroço
2 colheres (sopa) de sementes de gergelim
sal e pimenta-do-reino

Tempere os pedaços de frango com a cúrcuma, o alho picado, sal e pimenta-do-reino. Deixe marinar por 2 horas. Em fogo médio, frite-os na manteiga até dourarem. Se for preciso, pingue água aos pouquinhos para que não grudem na panela. Junte a cebola, o cominho, a canela e as ameixas. Quando a cebola murchar, adicione a xícara de água quente e cozinhe o frango em fogo baixo até ficar macio.

Retire os pedaços de frango da panela. Ponha o mel no caldo que sobrou e deixe ferver por 2 minutos. Volte os pedaços à panela , envolvendo-os no molho. Cozinhe em fogo baixo por uns 3 minutos. Enquanto isso, toste as sementes de gergelim em fogo baixo. Junte ao frango na hora de servir. Sirva com couscous preparado com caldo de frango (siga as instruções da caixa).

Obs.: a sêmola para couscous é encontrada em empórios árabes ou em bons supermercados.

P.S.: a foto não está das melhores porque é antiga!

Nenhum comentário: